VIDEOS E FILMES ONLINE

VIDEOS E FILMES ONLINE

Praia do Futuro será lançado nos Estados Unidos

Exibido na mostra competitiva do Festiva de Berlim deste ano, filme de Karim Aïnouz levou mais de 100 mil brasileiros aos cinemas
O filme brasileiro Praia do Futuro será lançado nos Estados Unidos e Canadá. De acordo com informações do site Filme B, a empresa Strand Releasing, que lança filmes de renomados diretores do chamado "circuito de arte" nos EUA - como  Apichatpong Weerasethakul,  Jean-Luc Godard e Manoel de Oliveira - comprou os direitos de distribuição do drama nacional para os países norte-americanos. O longa-metragem dirigido por Karim Aïnouz, terá seu emblemático título traduzido ao pé da letra para sua versão internacional:Future Beach. Recentemente, a mesma Strand Releasing adquiriu os direitos de distribuição de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho.
Curiosamente, além de tratar da temática LGBT, as duas produções tem em comum o fato de terem sido exibidas no Festival de Berlim de 2014, ondeHoje Eu Quero Voltar Sozinho venceu prêmio da crítica international.
Em Praia do Futuro, Wagner Moura interpreta o salva-vidas Donato, que trabalha na praia de Fortaleza, Ceará, que dá nome ao filme. Após se apaixonar por um turista alemão (Clemens Schick), Donato deixa o Brasil para trás e passa a viver em Berlim, desapontando seu irmão Ayrton (Jesuíta Barbosa). Anos depois, o irmão abandonado decide ir para a Europa em busca daquele que considerava seu herói.
O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros há 18 dias e levou mais de 100 mil espectadores às salas de cinema. Praia do Futuro esteve no centro de um debate sobre homofobia quando jornalistas reportaram que muitas pessoas desavisadas estavam abandonando as sessões do filme após assistirem às cenas de sexo entre os personagens de Moura e Schick. A atendente de um cinema em João Pessoa teria carimbado o bilhete de um cinéfilo após avisá-lo sobre as cenas quentes de cunho homossexual. O ocorrido gerou um intenso debate nas redes sociais
Notícias relacionadas



Cenas de sexo gay em Praia do Futuro causam polêmica em cinemas

Funcionários da bilheteria "alertaram" cliente sobre homossexualidade de personagem
Foto do ingresso com o carimbo "avisado", publicada no InstagramReprodução/ Instagram
O novo personagem de Wagner Moura, que ficou conhecido no cinema nacional por Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, está rendendo polêmica em cinemas e redes sociais. Na manhã de terça-feira, um espectador de João Pessoa (PB) publicou no Instagram uma foto do ingresso da sessão com o carimbo "avisado" e o seguinte relato:

— Ao comprar o ingresso do #folia #PraiadoFuturo fui questionado com a seguinte frase do atendente do #Cinépolis #JoãoPessoa/PB; "Senhor, tem certeza que deseja ver esse filme? Pois ele contém cenas de sexo homossexual. " Eu disse; "sem problemas". Então recebi meu ingresso com esse carimbo de AVISADO. Na hora fiquei surpreso e com um misto de dúvidas... Uma das é: Isso é para os desavisados e preconceituosos, não pedir o dinheiro de volta? Com relação ao filme, ele é sensível, romântico, dramático e questionante!

O post foi compartilhado por usuários das redes sociais com comentários criticando a homofobia e o preconceito. Os avisos e o carimbo, supostamente, evitariam problemas com clientes desavisados e indignados com as cenas de Praia do Futuro
Na segunda (19), um usuário do Facebook já havia publicado um relato, obtido por amigos, de uma briga em um cinema de Aracaju (SE). Um grupo de rapazes teria ameaçado linchar o gerente porque não os avisou sobre as cenas de sexo entre dois homens. 
Ao R7, a funcionária Eveline Barbosa, do Box Cinemas, da Rede Cinépolis, de João Pessoa, explicou que o ingresso vem com o carimbo "avisado" quando o cliente compra meia-entrada sem apresentar a carteirinha de estudante na bilheteria, devendo, portanto, mostrá-la ao entrar na sala. A funcionária afirmou também que o cinema não teve problema algum com clientes por causa do filme Praia do Futuro, nem orientou os funcionários a avisar aos clientes que o longa contém cenas de sexo entre homens. Para Eveline, a classificação indicativa do filme já é suficiente para informar o conteúdo sexual.
Iarlley Araujo, o cliente que recebeu o ingresso carimbado e publicou o relato na internet, garantiu que apresentou a carteirinha de estudante na bilheteria e ela sequer foi solicitada na hora de entrar na sala.

— Para mim é um argumento que não esclarece o motivo do carimbo. Até porque a abordagem do atendente é claramente homofóbica.

Segundo Araujo, o atendente da bilheteria explicou que estava avisando sobre as cenas de sexo gay porque muitos espectadores abandonam a exibição logo no início.

— Da minha sessão saíram uns quatro casais e mais um grupo de pessoas, só na primeira cena.

Mesmo assim, ele acredita que o "alerta" na aquisição do ingresso seja uma forma de preconceito.

— Porque não avisam que o filme hetero tem cenas sexuais? Por que não avisam que o filme de desenhos é uma fantasia?

Em Praia do Futuro, Wagner Moura interpreta Donato, um guarda-vidas de Fortaleza (CE) que passa por uma reviravolta depois de não conseguir salvar um turista que se afogava no mar. Após a tragédia, Donato conhece Konrad, um piloto de motocross alemão por quem se apaixona e vive um intenso romance. Mas a homossexualidade dos protagonistas fica em segundo plano no filme de Karim Aïnouz, que retrata o autoconhecimento, a redescoberta da própria identidade, a coragem de recomeçar e lutar pela própria felicidade. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário