VIDEOS E FILMES ONLINE

VIDEOS E FILMES ONLINE

Raul Seixas - Última Entrevista - 1989 - Parte 02



Raul Seixas 1973


Como funciona Raul Seixas

Introdução

Selo HowStuffWorks
Toca Raul! Não há show em que artista brasileiro não tema ouvir esse grito vindo da platéia. Pode ser um pedido sincero de algum fã “maluco beleza” ou um irônico protesto do público. O fato é que o “Toca Raul!” reflete a popularidade das canções compostas e interpretadas por Raul Seixas durante sua carreira entre os anos 60 e os 80.
Raul é um dos ícones da cultura brasileira contemporânea. Apesar de consagrado pelos fãs desde os anos 70, principalmente por encarnar a versão brasileira da contracultura, ele virou um mito principalmente após a sua morte em 1989. A veneração dos fãs pela figura de Raul Seixas beira ora o messianismo ora o caricato, como numa versão brasileira da paixão dos fãs do mundo todo por Elvis Presley.



RAUL SEIXAS Veja mais em www.folhaverde.org.br 

Última entrevista de Raul Seixas, ao lado de Marcelo Nova, no Programa Jô Onze e Meia - 1989



Foto: Agência Estado
Raul Seixas em 1973, na época de "Ouro de Tolo",
um de seus maiores sucessos
A carga esotérica de suas canções pode em parte ser responsável por isso, afinal Raul teve como parceiro de suas composições ninguém menos do que o escritor Paulo Coelho entre 1972 e 1982. Os dois compuseram “clássicos” do rock brasileiro como “Sociedade Alternativa”, “Gita” e “Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás”. Em muitas das canções, a dupla procurava mostrar que um mundo melhor é possível (não é por acaso que algumas delas são hinos nos Fóruns Sociais Mundiais), com letras carregadas de referências a entes espirituais, locais misteriosos e muita simbologia.
Essas características ajudaram a construir uma imagem messiânica do artista. Ser considerado um guru ou profeta encobre a principal contribuição artística de Raul Seixas que foi fazer um rock’n’roll com influências bem brasileiras, do cordel ao baião, e com uma visão de mundo anárquica,crítica e bem-humorada.
Raul Seixas
início da carreira: 1962
gênero: rock
influências: rock’n’roll, rockabilly, baião e Jovem Guarda
primeiro álbum: Raulzito e Os Panteras (1968)
álbuns essenciais: Krig-Há Bandolo! (1973), Gita (1974), Novo Aeon (1975), Há 10 Mil Anos Atrás (1976) e Abre-Te Sésamo(1980)
último álbum: A Panela do Diabo (1989), em parceria com Marcelo Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário