Antes de a série The Mandalorian estrear nos Estados Unidos, no serviço de streaming Disney Plus (o estúdio é o detentor dos direitos de Star Wars), e explorar em mais detalhes a realidade dos mandalorianos, o povo guerreiro, para o público, era conhecido pelas armaduras usadas pelo renomado mercenário Jango Fett.
Além de Jango e seu clone, Boba, os mandalorianos também eram associados, no cânon de Star Wars, às suas inúmeras batalhas contra os Jedis, apresentadas em todo material de origem “Legends” (séries, livros e HQs sobre o universo estendido além dos filmes).
Entenda o que é a Força que dá poder aos Jedis em Star Wars
Buraco
O que aconteceu nos 30 anos entre a derrota do Império, em O Retorno do Jedi, e a formação da Primeira Ordem, antes de O Despertar da Força, e como os mandalorianos se encaixam na trama?
Essa é a premissa da atração, a primeira série live-action do universo Star Wars. A trama se desenvolve sob a perspectiva de um mandaloriano e pistoleiro de aluguel, em lugares longínquos da galáxia, sempre em fuga do comando da Nova República.
Apesar de estrear no Brasil no segundo semestre de 2020, junto com a Disney Plus, há literatura suficiente disponível para explorar a narrativa por outros ângulos. Previamente à instauração da dominância opressiva sob o comando do Líder Supremo Snoke, há muita história que não se viu nas telas.
Mercenários, caçadores de recompensa solitários, e o infame “Baby Yoda”: quem são, qual a relevância e como a trajetória dos mandalorianos se encaixa no universo de Star Wars?
Guia básico sobre os Mandalorianos
Filhos de Mandalore
Os mandalorianos são uma ordem de guerreiros antiga, originária do planeta de mesmo nome, Mandalore, localizado na Orla Exterior da galáxia. Para eles, o combate é uma arte sagrada à qual eles são devotados. Seu código de honra é associado à luta, valorizando especialmente o combate um a um, por vezes, sem armamentos
Os “Filhos de Mandalorian” falam a língua mandaloriana Mando’a, mas não são uma raça, ou um povo proveniente de um território geográfico específico, e sim um grupo formado por indivíduos que acreditam em viver de acordo com a mesma filosofia, como explica Ranah Teh Naast, em seu icônico discurso sobre as motivações dos Mandalorians:
“Eis por que você não pode nos exterminar, aruetii (estrangeiro na língua de Mando’a). Não estamos reunidos em um só lugar, e sim espalhados pela galáxia. Não precisamos de senhores ou líderes – então você não pode destruir quem nos comanda. Podemos viver sem tecnologia – portanto podemos lutar com nossas próprias mãos. Não temos espécies ou linhagens definidas, para que possamos reconstruir nossas forças com outras pessoas que desejam se juntar a nós. Somos mais do que apenas um povo ou um exército, aruetii. Somos uma cultura, e um ideal. E você não pode matar ideais- mas nós certamente podemos matar você” – Ranah Teh Naast, conhecida como Mandalorian, a Destruidora, líder dos Mandalorians, em discurso ao concelho de Luon durante a batalha da ordem de guerreiros na cidade
Sede de poder
Depois de uma série de acontecimentos e guerras através dos séculos, antes mesmo da formação da República, os mandalorianos espalharam-se pela galáxia através de suas missões de conquista. Seus mundos mais notórios são Kalevala, Krownest e Concord Dawn.
A certo ponto do cânon, o poder dos Mandalorians era tal, e a parcela de seu domínio territorial tão extensa, que suas terras eram chamadas de o “Espaço (sideral) dos Mandalorian”, uma estrutura política e socialmente tão desenvolvida que existia independentemente e à parte da República.
Princesa Leia: a verdadeira protagonista de Star Wars
Na linha do tempo da série, os mandalorianos são um povo quase extinto em comparação a seu glorioso passado, e as razões são, em parte, devido ao desgaste de tantos séculos de guerras externas e civis.
Evolução
O golpe final rumo à destruição dos mandalorianos foi a cisão e guerra entre as duas facções dominantes: os “novos” mandalorianos, associados aos Jedi, que pregavam rumos mais pacíficos e construtivos em parceria com a galáxia, e os que queriam retornar ao que consideravam o “auge” da nação, a era das conquistas sanguinárias e muita guerra.
Conheça Cal Kestis, de Star Wars: Jedi Fallen Order
Auxiliados por Darth Maul, eles destronaram o governo pacifista, que os havia exilado para outro território mandaloriano. O Império, no entanto, tinha planos de dominar o rico, avançado tecnologicamente e influente “Espaço Mandaloriano”.
No evento que ficou conhecido como a “purgação”, eles foram conquistados e quase dizimados.
Sociedade
A estrutura hierárquica dos mandalorianos funciona através de clãs e casas de nobres, que chefiam seus próprios territórios, uns com mais poder que os outros.
Estas terras são heranças da “era dos conquistadores”: em seu DNA cultural formador, honrar o código de conduta de guerreiro e captores de terras é o o mote do povo, cujas regras são veneradas com uma verdadeira adoração mística.
O líder
Mandalore é o título dado ao líder dos Mand’alor, os comandantes guerreiros do povo e da cultura mandalorianos. Ele é protegido por um grupo chamado de Protetores.
“Mandalore é o nome que damos ao nosso líder. Tornar-se um Mandalore é a maior honra que qualquer Mandaloriano poderia aspirar” − Canderous Ordo, conhecido como Mandalore, o Preservador
Curiosidades
– O símbolo em suas armaduras, uma caveira de um ser não humanoide, é uma homenagem aos originais mandalorianos, parte de uma raça que foi extinta em uma guerra remota de domínio por poder.
Seus feitos, coragem e superioridade como guerreiros nunca foram esquecidos, e são a base “religiosa” dos mandalorianos contemporâneos.
– Majoritariamente humanoides, os mandalorianos em certo ponto de sua história contemporânea passaram a aceitar membros de diversas etnias e planetas.
– “Baby Yoda” não é o Yoda, e muito menos o nome do personagem da série. No programa ele se chama simplesmente “A Criança”, e sim, é da mesma raça de Yoda, cujo planeta e cultura são um verdadeiro mistério no canôn de SW.
– Jango Fett não seria realmente um mandaloriano. Há rumores, espalhadas pela nobreza esnobe da sociedade de Mandalore, que ele seria apenas um assassino profissional que roubou a armadura de um verdadeiro guerreiro. Há controvérsias! Quem sabe a série esclarecerá os fatos?
Os Mandalorianos e a Importância na História de Star Wars | Saraiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário