Por Claudio Yuge
The Mandalorian é um dos maiores sucessos do Disney+ e revigorou Star Wars, após os dois últimos filmes polêmicos da franquia. A trama traz o Mandaloriano Din Djarin se aventurando pelo espaço enquanto tenta encontrar respostas a respeito da misteriosa Criança, que se parece muito com um certo mestre Jedi — não à toa seu apelido é Baby Yoda, embora os capítulos mais recentes tenham revelado seu verdadeiro nome.
- The Mandalorian | E se o Baby Yoda não tiver um planeta natal?
- Crítica | The Mandalorian é a melhor história de Star Wars da última década
- The Mandalorian | Disney+ finalmente revela quem é a personagem de Sasha Banks
Uma das buscas de Djarin também envolve seu próprio povo, os Mandalorianos, que estão espalhados em uma galáxia ainda em reconstrução, após a queda do Império. As constantes menções, referências e participações de personagens de todo o cânone (o antigo e o novo) de Star Wars têm deixado uma dúvida entre os fãs: quando exatamente acontecem os eventos de The Mandalorian?
A própria descrição da série aponta para algum momento depois de O Retorno de Jedi, mas, ainda assim, como a trama costura personagens e eventos já explorados nas animações, livros, jogos e quadrinhos, muita gente fica confusa sobre a linha temporal. Então, abaixo estão mais explicações sobre isso e a respeito do próprio status dos Mandalorianos.
Atenção: os textos abaixo contêm alguns spoilers sobre The Mandalorian, então, se ainda não viu a série, leia por sua conta e risco.
Quando acontece The Mandalorian?
A primeira temporada da atração do Disney+ ocorre cerca de cinco anos após os eventos de O Retorno de Jedi e, consequentemente, aproximadamente nove anos depois de Uma Nova Esperança — ou seja, envolve tudo o que já aconteceu na trilogia original e na segunda, que remonta a ascensão de Darth Vader. Ainda, a busca de Din Djarin é situada quase 30 anos antes de O Despertar da Força, o início da fase atual de Star Wars nos cinemas.
Quando a segunda temporada começa, Din aparece com uma nova peça de Beskar, o poderoso metal que cobre sua armadura. Portanto, assume-se que alguns meses e aventuras aconteceram após o final do primeiro ano — algo que eventualmente pode ser explorado em livros, quadrinhos e games. Contudo, o status não mudou muito: a galáxia ainda sofre os resultados da queda do Império e não conta com o controle da Nova República.
Ficamos sabendo também que o Baby Yoda definitivamente não se trata de uma versão infantil do Yoda, que, cronologicamente, está morto há cinco anos — embora isso não seja comentado na atração do Disney+. Ele é uma criatura da mesma espécie, que atende pelo nome Grogu e possui cerca de 50 anos, com acesso semelhante à Força. E, ainda que seja um “cinquentão”, Grogu ainda está em fase de aprendizado e age como uma criança.
O que aconteceu na linha temporal de Mandalore?
Mandalore é o mundo natal dos Mandalorianos, localizado nos Territórios da Orla Exterior. O povo desse planeta era temido em toda a galáxia, especialmente por ser especialista em armas e conflitos. Os Mandalorianos vestem uma armadura característica e construíram grande reputação no passado, o que deu a eles certa influência política em mais de dois mil outros sistemas estelares no cânone de Star Wars.
Eles chegaram a lutar contra os Jedi e ajudaram a invadir templos durante a queda da Velha República. Contudo, com tantos anos em guerra, Mandalore se tornou um planeta inóspito, obrigando os Mandalorianos a viverem em cúpulas isoladas em diversas cidades. Liderados pelo regime pacifista da duquesa Satine Kryze, Mandalore mudou e aqueles que se recusaram a trilhar caminhos, digamos, menos violentos, foram exilados para a lua Concordia. Durante as Guerras Clônicas, os Novos Mandalorianos foram derrotados pelo Coletivo das Sombras do renegado Lorde Sith Maul, embora o Império já governasse o planeta após o conflito. Mas ainda não se sabe até que ponto isso tudo é considerado canônico para a série do Disney+.
Quando O Despertar da Força chegou em 2015, não se sabia muito sobre os mais de 30 anos que separaram a trilogia original das sequências anteriores. A Disney vem preenchendo essas lacunas por meio de livros e, especialmente, com a ajuda dos quadrinhos da Marvel Comics. Assim, agora sabemos que a Aliança Rebelde constrói a Nova República a partir da vitória da Batalha de Endor, explorada tanto em O Retorno de Jedi quanto no filme oitentista Ewoks: A Batalha de Endor.
Segundo as novas histórias, a verdadeira derrota do Império aconteceu dois anos após a morte do Imperador Palpatine, na Batalha de Jakku — o que explica todos os Star Destroyers abatidos vistos em O Despertar da Força. Enquanto alguns ex-senhores da guerra imperiais como Moff Gideon ainda mantêm frotas e tropas em The Mandalorian, está claro na série que, embora ainda seja considerado por muitos como uma ameaça, o Império não tem o mesmo poder de outros tempos.
Isso é confirmado na segunda temporada da série, no segundo episódio, quando o piloto Trapper Wolf, da Nova República, revela que a República está lentamente recuperando os últimos sistemas que ainda estão sob controle imperial. E essa fase vai ao encontro com a nova trilogia de livros escritos por Chuck Wendig, que mostra essa reconstrução e células dormentes do Império espalhados pela galáxia.
- HQ de personagem de Star Wars ganha prêmio de comunidade LGBTQ
- HQ de Darth Vader promete explicar Palpatine em Star Wars: A Ascensão Skywalker
Enquanto isso, os jogos da série Star Wars: Battlefront narram a Batalha de Jakku, mostrando o papel central do ex-agente imperial Iden Versio no conflito. O mais recente game da franquia, Star Wars: Squadrons, também ocorre nesta era pós-Episódio VI (O Retorno de Jedi), com o título mostrando um período caótico de guerras entre os esquadrões rebeldes e imperiais na disputa pelo domínio aberto.
Ou seja, o período em que acontece The Mandalorian mostra o Império quase completamente destruído, enquanto a Nova República ainda tenta consolidar seu poder nos Mundos Centrais da galáxia. Contudo, nos vários mundos da Orla Externa, todos vivem uma era de anarquia e ilegalidade. E é exatamente nesse cenário de “Velho Oeste” em que Din Djarin e o Baby Yoda viajam pelos planetas.
Como o Império sobrevive no período que acontece The Mandalorian?
Todos os novos projetos da Disney relacionados ao novo cânone de Star Wars, incluindo a conclusão da trilogia mais recente, mostraram que os rebeldes, embora estivessem construindo um governo legítimo e democrático com a Nova República, subestimaram a ameaça crescente da Primeira Ordem. Com A Ascensão Skywalker, ficamos sabendo que Palpatine conseguiu sobreviver à traição de Darth Vader na Estrela da Morte e teve seu espírito conservado em um clone gerado no planeta Exegol, um local deserto e sombrio baseado nas Regiões Desconhecidas.
Enquanto muitos davam o Império como morto, Palpatine vinha orquestrando silenciosamente a ascensão da Primeira Ordem, com a ajuda do Líder Supremo Snoke. Como vimos em O Despertar da Força, Snoke tentava seduzir Ben Solo (que ainda não respondia pelo nome Kylo Ren) para o Lado Sombrio da Força — a exemplo do que aconteceu com seu avô, Anakin Skywalker. O plano de Palpatine era o de usar sua neta Rey como novo corpo hospedeiro permanente, em uma escalada para lançar a Ordem Final.
Acontece que, em The Mandalorian, estamos cerca de 30 anos desses eventos, já que Rey ainda nem nasceu e, provavelmente, é muito cedo para que a Primeira Ordem apareça na série. Contudo, é bem possível que já vejamos algumas pistas disso acontecendo. Como vimos em A Ascensão Skywalker, o General Pryde revelou que os planos de Palpatine envolviam alguns oficiais imperiais de alto escalão — e isso pode incluir personagens de The Mandalorian, a exemplo de Moff Gideon.
Qual é o estado atual de Mandalore?
O planeta natal dos Mandalorianos é uma incógnita no cânone de Star Wars. E talvez seja exatamente por isso que o showrunner Jon Favreau bateu o martelo para explorá-lo, já que ele é um “papel em branco”, pronto para ser escrito na série. Assim, não dá para saber exatamente o estado atual desse mundo nos cinco anos que se passaram após os eventos de O Retorno de Jedi.
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
Na temporada final de Star Wars Rebels, que acontece antes de A Nova Esperança, Mandalore estava prestes a reafirmar sua independência. Porém, na conclusão da primeira temporada de The Mandalorian, vimos que o planeta ainda estaria sofrendo com resquícios do domínio imperial. A dúvida que fica é se isso será explorado na série.
Com base no que vimos até agora, há diferentes facções de Mandalorianos espalhados pela galáxia e o próprio Din Djarin parece estar bastante deslocado dentro de sua comunidade — aliás, ele nem mesmo é considerado um Mandaloriano “puro”. Então, pode ser que o planeta e a própria localização de Djarin e Grogu se tornem irrelevantes — até porque o “road movie” que é cada episódio torna a exploração do rico universo de Star Wars ainda mais interessante.
Certo é que os fãs vão continuar seguindo onde eles forem, pois The Mandalorian é um sucesso absoluto e a terceira temporada já está em desenvolvimento.
*Com informações do IGN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário