A melhor ordem dos filmes da Marvel é motivo recorrente de dúvidas junto aos fãs. Afinal, muito se discute sobre qual seria a lógica ideal para recapitular os principais fatos apresentados na franquia: ordem cronológica ou de lançamentos dos longas do Marvel Studios? Nesse contexto, a conclusão da Saga do Infinito – narrativa que permeou os primeiros 11 anos do MCU – em Vingadores Ultimato, fez com que muitos fãs se sentissem motivados à rever importantes capítulos da franquia.
Afinal, o quarto longa da equipe apresenta várias referências e homenagens que remetem diretamente à diversos fatos essenciais para a jornada de heróis como o Homem de Ferro e o Capitão América.
Além disso, rever os filmes da Marvel nos permite relembrar de detalhes cruciais sobre Thanos, e a sua busca pelas Joias do Infinito. Ao mesmo tempo, a Fase 4 do MCU deve apresentar novas histórias que se conectam com o passado da franquia. Prova disso é que Os Eternos devem mostrar um período pré-histórico do Universo Marvel do cinema.
Em suma, a sugestão da Central Vingadores é que você veja em uma ordem mista. Ou seja, seguindo a cronologia ao mesmo tempo que não deixe de priorizar estreias que contribuam para a trama do filme que a antecedeu.
Além disso, também contemplamos na ordem alguns longas da Marvel que ainda não estrearam. Isso porquê, muitos deles devem trazer importantes respostas do passado do MCU.
Revisão dos filmes da Marvel: ordem cronológica ou de lançamento?
Veja a ordem de filmes da Marvel que consideramos ideal:
- Os Eternos (2020)
- Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
- Capitã Marvel (2019)
- Homem de Ferro (2008)
- O Incrível Hulk (2008)
- Homem de Ferro 2 (2010)
- Thor (2011)
- Os Vingadores (2012)
- Homem de Ferro 3 (2012)
- Thor: O Mundo Sombrio (2013)
- Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
- Vingadores: Era de Ultron (2015)
- Guardiões da Galáxia (2014)
- Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
- Homem-Formiga (2015)
- Capitão América: Guerra Civil (2016)
- Viúva Negra (2020)
- Pantera Negra (2018)
- Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
- Doutor Estranho (2016)
- Thor: Ragnarok (2017)
- Homem-Formiga e a Vespa (2018)
- Vingadores: Guerra Infinita (2018)
- Vingadores Ultimato (2019)
- Pantera Negra 2 (2022)
- Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)
- Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis (2021)
- Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2021)
- Thor: Amor & Trovão (2021)
Pensando em pular algum? Ou está em dúvida quanto a importância de cada uma das tramas?
Então, confira abaixo o guia que preparamos!
Pois ele justifica, individualmente, qual é a relevância do longa para a saga concluída em Vingadores 4. E também, pontua em qual ano cada uma das histórias é ambientada, conforme dados Marvel: The First Ten Years. Obviamente, o guia não contempla os filmes que ainda não estrearam. Mas, não deixa de abordar o primeiro longa pós-Ultimato: Homem-Aranha: Longe de Casa.
Aproveite ao máximo a sugestão de ordem dos filmes da Marvel que preparamos. E fique à vontade para contribuir via área de comentários!
1. Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
Por que assistir? Primeira aparição do Tesseract e do Caveira Vermelha. No caso do vilão, é neste filme que descobrimos por que ele foi parar em Vormir, conforme mostrado em Vingadores Guerra Infinita. Além disso, temos a origem do Capitão América – um dos heróis mais importantes do MCU.
Vale muito a pena rever este longa, pois nele são apresentados vários elementos que estão intimamente ligados à conclusão do arco de Steve Rogers (Chris Evans) em Vingadores Ultimato.
Ano em que é situado: 1945.
2. Capitã Marvel (2019)
Por que assistir? Além de introduzir Carol Danvers no Universo Marvel do cinema, o longa revela que os poderes da heroína vieram justamente do Tesseract. A trama também mostra o primeiro encontro da heroína com os heróis que sobreviveram ao snap de Thanos.
Por fim, o filme também apresenta a origem da “Iniciativa Vingadores”.
Ano em que é situado: 1995.
3. Homem de Ferro (2008)
Por que assistir? O filme que deu início ao Universo Cinematográfico Marvel é fundamental. Afinal, além de dar o pontapé inicial da franquia, ele apresenta um dos grandes responsáveis pelo sucesso do MCU: o Homem de Ferro de Robert Downey Jr.
Além dele, vários outros personagens debutam nessa produção, como Pepper Potts, Happy Hogan, James Rhodes, Agente Coulson e Nick Fury. Aliás, é aqui que temos a clássica cena pós-créditos que mostra o diretor da SHIELD convidando Tony Stark para participar da “Iniciativa Vingadores”.
E claro, não podemos deixar de mencionar a última frase do filme que, para surpresa de todos, é repetida no Ultimato. No caso, a memorável “I am Iron Man”.
Ano em que é situado: 2010.
4. O Incrível Hulk (2008)
Por que assistir? Um dos longas mais criticados do Marvel Studios pouco acrescenta ao arco que será concluído em Vingadores 4. Isso porquê, resume-se a introduzir o Hulk (com Edward Norton no papel de Bruce Banner, ao invés de Mark Ruffalo) e também, o General Ross no MCU.
Além disso, o outro grande mérito do filme foi apresentar, pela primeira vez, que o universo de heróis da Marvel estava conectado no cinema. Afinal, existem referências ao Capitão América na trama e, na cena pós-créditos, Stark fala com Ross sobre a “Iniciativa Vingadores”.
Ano em que é situado: 2011.
5. Homem de Ferro 2 (2010)
Por que assistir? Serve principalmente para dar andamento ao desenvolvimento do personagem principal. E também, para apresentar novos – e importantes – heróis. No caso, a Viúva Negra de Scarlet Johansson e o Máquina de Combate de Don Cheadle.
Ano em que é situado: 2011.
6. Thor (2011)
Por que assistir? A origem do Deus do Trovão e a primeira aparição de um dos vilões mais amados do cinema: o Loki. Além disso, este é o primeiro filme do MCU a flertar com forças cósmicas, novas raças e demais aspectos que revelaram a potencial de escala que o Universo Marvel poderia alcançar no futuro.
Ano em que é situado: 2011.
7. Os Vingadores (2012)
Por que assistir? Simplesmente, obrigatório. Afinal, é aqui que temos a formação dos Vingadores, a primeira amostragem dos conflitos internos da equipe, a simbólica Batalha de Nova Iorque e, na sua cena pós-créditos, o primeiro vislumbre do Titã Louco Thanos.
Em suma, é peça-chave nesta sugestão de ordem dos filmes da Marvel.
Ano em que é situado: 2012.
8. Homem de Ferro 3 (2012)
Por que assistir? É o longa que inicia a Fase 2 do MCU. Mas, fora isso, muito pouco agrega à narrativa integrada da franquia.
Na verdade, até cria alguns obstáculos para a continuidade do personagem. Exemplo disso, é a decisão de Tony Stark de retirar o Reator Arc do seu peito no final do filme.
Ano em que é situado: 2012.
9. Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Por que assistir? Um dos longas mais criticados do Marvel Studios tem contribuições para a franquia que se tornaram ainda maiores com a estreia de Vingadores 4. Afinal, este é um dos cenários revisitados pelos heróis a partir das viagens no tempo.
Além disso, o segundo longa do Deus do Trovão é o responsável por introduzir a Joia da Realidade, apresentar o Colecionador, revelar a existência de dimensões paralelas e, sobretudo, mostrar a dubiedade de Loki.
Paralelamente à isso, o final da trama justifica, em parte, o porquê da ascensão de Hela, e consecutiva destruição de Asgard, em Thor: Ragnarok.
Ano em que é situado: 2013.
10. Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Por que assistir? Além de trazer de volta o melhor amigo de Steve Rogers – Bucky, de mostrar a implosão da SHIELD e, de introduzir Sam “Falcão” Wilson na franquia, o filme – um dos melhores do MCU – também prepara terreno para a continuação de Os Vingadores. No caso, para a Era de Ultron.
No compete à evolução do Capitão América como personagem, é em Soldado Invernal que ele começa a questionar os representantes da bandeira que defende. Ou seja, é nesta trama que fica claro o herói não defende puramente os Estados Unidos. E sim, os ideais de liberdade e justiça que ajudaram na fundação desta nação.
Ano em que é situado: 2014.
11. Vingadores: Era de Ultron (2015)
Por que assistir? O filme que encerra a Fase 2 do MCU, e também, que apresenta novos heróis, como a Feiticeira Escarlate e o Visão. Quanto ao androide, a Joia da Mente é fundamental para a sua concepção após a revelação de que a mesma estava dentro do Cetro de Loki.
Já sobre a sua contribuição para narrativa integrada na franquia, é em Era de Ultron que vemos as visões do Thor e do Homem de Ferro que depois se confirmaram em Ragnarok e Ultimato.
Além disso, é neste filme que as tensões entre alguns dos membros ficam mais evidentes. Prova disso, é a importância das cenas ambientadas na fazenda do Gavião Arqueiro.
Ao final da trama, há um desmanche da equipe, restando apenas Steve Rogers e Natasha Romanoff. Cabe então aos dois treinarem os “Novos Vingadores”. No caso, Visão, Feiticeira Escarlate, Visão e Máquina de Combate.
Ano em que é situado: 2015.
12. Guardiões da Galáxia (2014)
Por que assistir? Outro filme que é fundamental para entender pontos cruciais da Guerra Infinita e Vingadores Ultimato. Afinal, é em Guardiões da Galáxia que a relação familiar conflituosa envolvendo Gamora, Nebulosa e Thanos começa a ser estabelecida.
Por fim, é neste filme que o Universo Marvel ganha amplitude cósmica. E também, que de fato começa a discutir de maneira mais efetiva a importância das Joias do Infinito.
Ano em que é situado: 2014.
13. Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Por que assistir? Guardiões 2 se passa poucas semanas após o primeiro longa da equipe. Em suma, ele não apresenta grandes conexões com a narrativa principal.
Embora, funcione muito bem para desenvolver as relações entre os membros da equipe e, sobretudo, para dar seguimento à expansão do Universo Cósmico da Marvel no cinema.
Ano em que é situado: 2014.
14. Homem-Formiga (2015)
Por que assistir? Embora apresente Scott Lang, e a família Pym, este filme resume-se a mostrar rápidos aspectos do Reino Quântico.
Todavia, merece atenção nesta sugestão de ordem dos filmes da Marvel, pois trata-se de um dos longas mais divertidos da franquia.
Ano em que é situado: 2015.
15. Capitão América: Guerra Civil (2016)
Por que assistir? O início do fim. Afinal, é em Civil War que as diferenças entre Steve Rogers e Tony Stark chegam ao limite. De tal forma que, ocorre a cisão da dupla e, consecutivamente, da equipe.
Este acontecimento trará graves consequências, como a marginalização de alguns heróis. E também, ajudará na desmobilização dos defensores da Terra. Algo que, de certa forma, contribui ativamente para a vitória de Thanos na Guerra Infinita.
Por fim, é neste filme que temos a introdução do Pantera Negra e do Homem-Aranha no MCU.
Ano em que é situado: 2016.
16. Pantera Negra (2018)
Por que assistir? Embora seja uma das melhores produções do Marvel Studios – prova disso, é que ganhou estatuetas no Oscar 2019 e tornou-se um grande fenômeno cultural – Pantera Negra pouco contribui com a saga das Joias do Infinito.
Afinal, nesse aspecto serve apenas para apresentar Wakanda: local que viria a ser um dos principais palcos de batalha da Guerra Infinita.
Todavia, vale – e muito – ser revisto nesta sugestão de ordem dos filmes da Marvel!
Ano em que é situado: 2017.
17. Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
Por que assistir? A “volta” do Aranha para o Universo Marvel também contribui pouco para a narrativa principal. Sobretudo, por que a trama foca na construção de um universo muito particular de Peter Parker no Queens.
As únicas exceções são: a venda da Torre dos Vingadores – algo que deve ser melhor explorado na Fase 4 do MCU, e também, o desenvolvimento da relação mentor/Pupilo entre Tony Stark e Parker.
Algo que, impacta diretamente nas futuras decisões do bilionário, devido à suposta morte do jovem – e protegido – herói com o snap de Thanos.
Além disso, a conexão entre dois deve ganhar novas nuances dramáticas em Homem-Aranha: Longe de Casa – filme que encerra a Fase 3 do MCU e que abordará brevemente a morte de Tony Stark. Sobretudo, no que compete às consequências dessa perda para o personagem de Tom Holland.
Ano em que é situado: 2016.
18. Doutor Estranho (2016)
Por que assistir? Além de introduzir Stephen Strange no MCU, a trama justifica a importância do Mago Supremo para o Universo como um todo. Ao mesmo tempo, volta a abordar – mesmo que de forma rápida – o Reino Quântico e revela a Joia do Tempo.
Um outro ponto crucial no filme é mostrar o primeiro flerte da franquia com conceitos espirituais e místicos. Como por exemplo, vida após a morte.
Ano em que é situado: Entre 2016 e 2017.
19. Thor: Ragnarok (2017)
Por que assistir? Outra produção que é fundamental. Ou seja, precisa ser priorizada nesta ordem dos filmes das Marvel.
Pois revela a queda de Asgard, reconstrói totalmente o herói principal, e também, deixa o gancho perfeito para a chegada da ameaça Thanos em Vingadores Guerra Infinita.
Ano em que é situado: 2017.
20. Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Por que assistir? Admito que, este foi o longa mais difícil de encaixar nesta ideia de ordem dos filmes da Marvel para se assistir antes de Vingadores Ultimato. Afinal, embora a trama traga vários elementos importantes sobre o Reino Quântico e, suas duas cenas pós-créditos estejam diretamente conectadas ao estalar de dedos de Thanos, Homem-Formiga e a Vespa apresenta um arco principal que pouco contribui para o arco principal.
Embora, seja importante frisar que a história ocorre em paralelo aos ataques de Thanos à Terra.
Como resultado, muitos fãs e críticos reclamaram do filme devido ao sentimento de anticlímax que o mesmo gerou. Homem-Formiga e a Vespa é ótimo. Mas, sofre pelo fato da sua estreia ter ocorrido pouquíssimos meses após o épico e impactante Vingadores Guerra Infinita.
Ano em que é situado: 2017.
21. Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Por que assistir? Bom, aqui não precisamos de justificativas, certo? Afinal, o longa serve justamente como um prelúdio, quiçá primeira parte, de Vingadores Ultimato.
Além disso, conta com uma das cenas pós-créditos mais contagiantes da história do MCU. Pois prepara terreno para a inclusão da Capitã Marvel na equipe.
Ano em que é situado: 2018.
22. Vingadores Ultimato
Por que assistir? A conclusão da Saga do Infinito. Ou seja, imprescindível nesta ordem de filmes da Marvel. Sobretudo, pela conclusão dos arcos de alguns dos principais personagens da franquia, pela grande comemoração aos seus 11 anos, e, por algumas pistas envolvendo o futuro do MCU.
Além disso, é no Ultimato que temos pela primeira vez no cinema o tão aguardado grito de guerra da equipe – “Vingadores, Avante” – sendo dito pelo Capitão América.
Em quais anos o filme é situado: 2018 (semanas após o snap de Thanos), 2023 (salto temporal de 5 anos), anos 40 (reencontro Steve Rogers e Peggy Carter), 1970 (base da SHIELD), 2012 (batalha de Nova Iorque), 2013 (Asgard, iminente ataque de Malekith) e 2014 (Vormir e Morag).
23. Homem-Aranha: Longe de Casa
Por que assistir? O primeiro filme após o término da Saga do Infinito. Na história, temos os primeiros vislumbres do que serão as próximas fases do MCU. Sobretudo, com o que as duas cenas pós-créditos revelam. Em paralelo, a produção surpreende ao mostrar o legado do Homem de Ferro, através de várias referências ao passado do herói.
Ano em que é situado: 2024.
A trajetória das Joias do Infinito
Como “material de apoio” para a nossa sugestão de ordem dos filmes da Marvel, não deixe de conferir o super mapa – produzido por um usuário do Reddit – que descreve a jornada de cada uma das Joias do Infinito.
O infográfico está bem completo! Faltou apenas o “paradeiro” do Tesseract ao final do filme solo da Capitã Marvel.
Clique na imagem abaixo para acessar o mapa completo:
Por fim, Vingadores Ultimato – filme que conclui a história épica iniciada em 2008 – já está disponível em DVD e Blu-ray.
E também, no Amazon Prime Video – clique aqui para conferir!
Sinopse: O grave curso de eventos desencadeados por Thanos – que eliminou metade do Universo e fraturou a equipe dos Vingadores – força os heróis sobreviventes a tentarem um último movimento, na grande conclusão dos vinte e dois filmes do Marvel Studios, Vingadores: Ultimato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário