Star Wars: Conheça todos os filmes da saga espacial mais popular de todos os tempos
Posted by hqrock - Irapuan Peixoto
Uma nova era está para começar. O lançamento de Star Wars – O Despertar da Força, em breve, marcará o momento em que a saga espacial mais famosa de todos os tempos terá um reinício. Toda uma nova geração irá experimentar a emoção de entrar em contato com o universo criado pelo diretor George Lucas e se apaixonar por personagens e conceitos especiais. Para celebrar esse momento, o HQRock traz este post especial em que comentamos todos os filmes da saga de Star Wars ou Guerra nas Estrelas, como a velha guarda ainda gosta de se referir aos filmes e àquele universo.
Então, pegue seu Sabre de Luz, embarque na nave Millenium Falcon, desvie do Cruzador Imperial, e siga direto à Estrela da Morte para viver uma aventura espacial como nenhuma outra.
Há muito, muito tempo, em uma galáxia distante…
Este tema acima aparece antes de todos os filmes da saga, demarcando o tempo e o espaço em que se passa a saga. Como todos sabem, existem duas trilogias de filmes, comandadas por George Lucas. A primeira, chamada de Clássica, iniciou com o lançamento de Guerra nas Estrelas, em 1977, que foi um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema, revolucionou o cinema pop, criou a noção de blockbuster, foi indicado a 11 Oscars e ganhou seis, além de outros dois prêmios especiais extra por suas inovações técnicas. Dois anos depois, o longametragem voltou aos cinemas, numa inovadora campanha de marketing para preparar terreno para a sequência que viria a seguir, e foi rebatizado de Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança, deixando claro que se tratava de uma saga bem maior.
Depois do sucesso dos Episódios V e VI, George Lucas ficou envolvido apenas com outros projetos e até acalentou a ideia de gravar os primeiros episódios da saga, mas depois, desiludido com a indústria de cinema, desistiu. Porém, 15 anos depois do fim da saga, o diretor voltou atrás e iniciou a produção da Nova Trilogia, com os Episódios I, II e III, que fizeram bastante sucesso, mas não foram tão bem recebidos pela crítica e pelos fãs. Talvez um dos problemas tenha sido que, agora, Lucas tenha resolvido dirigir ele mesmo todos os três filmes, enquanto que na Trilogia Clássica dirigiu apenas o primeiro, entregando os outros dois a diretores mais experientes e competentes, ao mesmo tempo em que Lucas comandava a produção, o roteiro e outras coisas.
O pano de fundo da saga é o seguinte: a política intergaláctica se organiza em torno do Senado Galático, no qual os representantes de cada sistema planetário associado discutem e votam as leis. No passado (os Episódios I, II e III), tínhamos a República Galática, na qual o Senado era o órgão supremo e a paz era mantida pela Ordem de Cavaleiros Jedi. Mas, depois da instabilidade causada por uma guerra civil chamada Guerra Clônicas, um golpe de Estado comandado pelo Senador Palpatine, e seu braço direito Darth Vader, destruiu a Ordem, matou quase todos os Jedi e instituiu o Império Galático, na qual Palpatine é o Imperador e o Senado cumpre um papel mais figurativo e simbólico, já que aquele reina com mão de ferro. Então, emerge a Aliança Rebelde que, após duas décadas de batalhas, ganha o reforço do último dos cavaleiros Jedi, o jovem Luke Skywalker, que liderará um ataque final ao Império (Episódios IV, V e VI).
Os Jedi são guerreiros pacíficos e serenos que têm acesso à Força, um tipo de campo de força que está ao redor de todas as coisas vivas e mantém a galáxia unida, nas palavras de Obi-Wan Kenobi, um dos maiores Jedi da história. Os Jedi têm poderes especiais, de telecinese (movem objetos com a força da mente) e certa clarividência (antecipar perigos, captar os sentimentos alheios e até prever o futuro de modo meio impreciso). Há ainda um nível de telepatia, pois captam empatia (podem “sentir” as coisas, saber se alguém está mentindo) e podem controlar a mente de “pessoas fracas” fazendo-as obedecerem a comandos simples. A Força também amplia as habilidades humanas, conferindo mais força, rapidez e agilidade aos seus usuários.
Entretanto, também existe o Lado Negro da Força, que são as energias negativas. Os Jedi que se deixam levar pelas emoções, amor, ódio, raiva e medo, são consumidos pelo Lado Negro e se tornam até mais poderosos, contudo, se tornam malignos. São os Lordes Negros de Sith. Assim como os Jedi existem em duplas – o Mestre e o Discípulo (ou padwan) – os Sith também estão sempre em dupla. Quando a saga inicia, no Episódio I, os Sith estão considerados extintos há mais de um século e assistimos a ascensão deles na figura de Darth Vader. Quando do Episódio IV, os Jedi estão praticamente extintos.
Agora que você leitor tem as informações principais, vamos ao filmes propriamente ditos. Vamos apresentá-los na ordem em que foram filmados, já que estamos falando dos filmes. Se o leitor quiser acompanhar a história de modo linear, basta ir aos episódios I, II e III primeiro e depois voltar para os IV, V e VI.
Mas ATENÇÃO: as descrições abaixo contêm GRANDES SPOILERS dos filmes. Se você não os assistiu e/ou não quer saber dos grandes mistérios e surpresas da trama, por favor, não leia. Você foi avisado!
Episódio IV:
UMA NOVA ESPERANÇA, 1977
Dirigido e escrito por George Lucas.
Elenco: Mark Hamil (Luke Skywalker), Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (Princesa Leia), Alec Guiness (Obi-Wan Kenobi), Peter Cushing (Grande Moff Tarkin), David Prowse (físico de Darth Vader), James Earl Jones (voz de Darth Vader), Anthony Daniels (C-3PO), Kenny Baker (R2-D2), Peter Mayhew (Chewbacca), Dennis Lawson (piloto Wedge Antilles), Garrick Hagon (Biggs Darklighter), Phil Brown (Owen Lars), Shelagh Fraser (Beru Lars).
O filme (assim como todos os outros) se inicia com um letreiro que situa o expectador no contexto da história. O texto nos informa que, algum tempo antes, República Galática foi destituída e substituída pelo tirânico Império Galático, que mantém o poder sob punho férreo. Contra eles, emergiu a Aliança Rebelde, que busca desesperadamente uma maneira de restituir a democracia no cosmos. Mas o Império deu um passo adiante ao criar a Estrela da Morte, uma colossal estação espacial capaz de destruir um planeta inteiro. Numa ação quase suicida, a Aliança Rebelde conseguiu as plantas da Estrela da Morte e as entregou à senadora (princesa) Leia Organa, que secretamente é uma aliada da rebelião.
O Império, então, coloca seu mais poderoso operativo, o comandante Darth Vader, para por às mãos na princesa Leia e nos planos e, ao mesmo tempo, exterminar a Aliança definitivamente. Mas tudo pode mudar quando um jovem fazendeiro chamado Luke Skywalker decide se unir à rebelião, apadrinhado pelo velho cavaleiro Jedi Obi-Wan Kenobi.
Antes de ser capturada por Darth Vader, a princesa Leia consegue esconder um comunicado destinado a Obi-Wan Kenobi dentro do androide R2-D2, que juntamente ao droide diplomático C-3PO, são enviados ao planeta desértico de Tatooine. Lá, os robôs são comprados por Luke Skywalker e seus tios Owen e Beru Lars. Ao descobrir a mensagem escondida, Luke logo associa o nome de Obi-Wan a um velho ermitão que vive isolado no deserto.
As forças imperiais chegam ao planeta em busca dos robôs e chacinam toda a família e os habitantes da vila de Skywalker, que não tem outra opção a não ser seguir Kenobi, que revela ser um antigo Cavaleiro Jedi, assim como fora o pai de Luke: Anakin Skywalker, que foi um Jedi e um grande piloto, mas foi morto por Darth Vader, um aprendiz de Kenobi. Vader é um Sith, um lorde negro, um daqueles Jedi que sucumbiram ao Lado Negro da Força. O próprio Vader caçou e matou a maioria dos Jedi, 20 anos antes, de modo que restam apenas alguns bem poucos pela galáxia. Por ter a Força forte dentro de si, Luke é praticamente o último dos Jedi e a última esperança contra o Império.
Enquanto aplica um treinamento Jedi rápido em Luke, Obi-Wan vai ao porto de Mos Eisley em busca de uma nave para levá-los a Aldeeran e encontram o contrabandista Han Solo e seu amigo, o wookie Chewbacca, que são donos da nave Millenium Falcon. Perseguidos pelas forças imperiais, a trupe consegue fugir, mas o planeta procurado não existe mais, de modo que terminam às portas da Estrela da Morte e são capturados. Lá dentro, entram em confronto e Obi-Wan é obrigado a confrontar seu velho discípulo, Darth Vader. Mas ao perceber que Luke e Han conseguiram resgatar Leia, Kenobi se deixa matar por Vader.
Leia comanda Luke e Han a se unirem a uma base secreta da Aliança Rebelde em uma das luas do planeta Yavin e de lá tomam parte em um ataque suicida para destruir a mortífera superarma do Império. Porém, por meio da Força, o espírito de Obi-Wan é capaz de se comunicar com Luke e guia o rapaz a usar seus dons. No espaço, a nave de Luke é confrontada diretamente pela de Vader, mas o jovem consegue tirar o vilão de curso e, usando a força, atingir o único ponto fraco da estação, destruindo a Estrela da Morte.
Episódio V:
O IMPÉRIO CONTRA-ATACA, 1980
Dirigido por Irvin Kershner. História de George Lucas, roteiro por Leigh Brackett e Lawrence Kasdan.
Elenco: Mark Hamil (Luke Skywalker), Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (Princesa Leia), Billie Dee Williams (Lando Calrissian), David Prowse (físico de Darth Vader), James Earl Jones (voz de Darth Vader), Alec Guiness (Obi-Wan Kenobi), Franz Oz (Mestre Yoda), Anthony Daniels (C-3PO), Kenny Baker (R2-D2), Peter Mayhew (Chewbacca), Dennis Lawson (piloto Wedge Antilles), Jeremy Bulloch (Boba Fett), Clive Revill (voz do Imperador Palpatine).
A sequência do filme acerta no que o anterior fez e ainda vai mais longe. O Império Contra-Ataca é mais épico e mais sombrio do que seu antecessor.
Três anos após a destruição da Estrela da Morte, o Império caça impiedosamente a Aliança Rebelde. Escondidos no planeta gélido de Hoth, os rebeldes são surpreendidos por um ataque surpresa e Luke Skywalker precisa liderar outra batalha contra a mortífera armada imperial. Ao mesmo tempo, se negando a lutar, Han Solo conduz a Princesa Leia em segurança para fora do planeta. Vencida a batalha, Luke decide seguir os conselhos do “espírito” de Obi-Wan Kenobi para seguir ao Sistema Dagobah e encontrar o último dos mestres Jedi: Yoda. Luke continua seu treinamento Jedi e precisa encarar os riscos de ser seduzido pelo Lado Negro da Força, tenta descobrir mais sobre seu pai e a forma como Darth Vader o matou.
Enquanto isso, o Imperador Palpatine faz sua primeira aparição (ele foi apenas citado no primeiro filme) em uma projeção de holograma, conversando com Vader sobre a importância de capturar o jovem Skywalker. Também temos um pequeno vislumbre do lorde negro de Sith sem seu capacete: Darth Vader aparece dentro de um tipo de câmera reabilitadora, de costas (e careca com a cabeça toda machucada) enquanto seu capacete é colocado automaticamente. Visando capturar Luke, Vader contrata o caçador de recompensas Boba Fett e outros para encontrar os líderes rebeldes. Leia e Han vão ao encontro de um velho “amigo” deste: Lando Calrissian, que agora, comanda uma mineradora em uma cidade flutuante no planeta Bespin.
Porém, munido de informações, Darth Vader chega antes e força Lando a trair seu ex-companheiro. Presos em uma armadilha, Leia e Han se desesperam ao perceber que servem apenas de isca para atrair Luke à própria morte! Vader decide congelar Solo em carbonita para enviá-lo ao gangster Jabba the Hut, a quem o caçador de recompensas deve dinheiro. O lorde negro quer testar o procedimento para aplicá-lo no jovem Skywalker para “dá-lo de presente” ao Imperador.
Luke interrompe seu treinamento de novo e vai ao encalço de seus colegas, mesmo sabendo que está indo para uma armadilha e que terá que enfrentar Vader. Com a chegada de Skywalker, Lando tenta se redimir e consegue com que Leia, Chewbacca e os robôs sejam libertados e escapem, mas Luke não sabe disso e vai direto ao encontro de Darth Vader.
O filme apresenta, então, um dos maiores momentos em toda a saga: a épica batalha entre Luke e Vader, o Jedi e o Sith, cada um munido de seu sabre de luz. Mas Vader tenta seduzir Luke a abraçar o Lado Negro e ajudá-lo a derrubar o Imperador Palpatine. Vendo que o jovem Jedi não se entrega, Vader decide encerrar a batalha: decepa a mão direita de Luke e o deixa encurralado na beira de um abismo mecânico com uma queda infinita abaixo da cidade flutuante. Querendo trazer Luke para seu lado, Vader apela para sua última cartada e revela o grande segredo: ele é seu pai, o velho Anakin Skywalker!
O Império Contra-Ataca é um clássico e talvez o melhor filme de toda a saga. Seu maior defeito, contudo, é deixar a trama de Han Solo, congelado em carbonita, inacabada; deixando uma ponta para o episódio seguinte. A trama, porém, se aprofunda na mitologia Jedi e introduz o Mestre Yoda, dando mais sentido e mais força à saga. E mesmo com a revelação de Vader, ainda sobra algum mistério, quando Yoda diz ao espírito de Obi-Wan: “Outro há”.
Episódio IV:
O RETORNO DE JEDI, 1983
Dirigido por Richard Marquand. História de George Lucas, roteiro de Lawrence Kasdan.
Elenco: Mark Hamil (Luke Skywalker), Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (Princesa Leia), Billie Dee Williams (Lando Calrissian), David Prowse (físico de Darth Vader), James Earl Jones (voz de Darth Vader), Alec Guiness (Obi-Wan Kenobi), Franz Oz (Mestre Yoda), Ian McDiarmid (Imperador Palpatine), Sebastian Shaw (Anakin Skywalker), Anthony Daniels (C-3PO), Kenny Baker (R2-D2), Peter Mayhew (Chewbacca), Dennis Lawson (piloto Wedge Antilles), Jeremy Bulloch (Boba Fett), Michael Pennington (Moff Jerjerrod), Kenneth Colley (Almirante Piett), Warwick Davis (Wicket, o Ework), Larry Ward (voz de Jabba the Hut).
Dos três filmes da Trilogia Clássica, talvez O Retorno de Jedi seja o mais fraco. Não é um filme ruim, longe disso, mas tem um desenvolvimento lento, talvez pela total inexperiência do diretor Marquand com cenas de ação. A subtrama dos Eworks também enche o filme de “fofura” e retira muito do ambiente sombrio instituído no episódio anterior. O final também ficou um pouco apressado, com a batalha final entre Luke Skywalker, Darth Vader e o Imperador Palpatine, mas ainda assim, é um longa que se segura e faz jus à saga clássica.
Cerca de um ano após os eventos do filme anterior, Luke Skywalker, Leia Morgana e Lando Calrissian vão em uma arriscada missão até Tatooine para libertar Han Solo, ainda congelado em carbonita e servindo como um tipo de troféu na sala do contrabandista-mor Jabba the Hut. Enquanto Leia e Lando se infiltram no palácio de Jabba e falham em libertar o amigo, Luke decide entrar pela porta da frente e confrontar Jabba diretamente, mas seus poderes Jedi de controle da mente não funcionam no asqueroso criminoso. Capturados, Leia e Luke são condenados à morte para serem devorados por um terrível monstro gigante no deserto. Os rebeldes conseguem, ainda assim, libertar Han Solo e na batalha que segue terminam matando o caçador de recompensas Bobba Fett, enquanto Leia estrangula Jabba pessoalmente.
Com o sucesso da missão, Luke retorna ao sistema Dagobah para terminar seu treinamento Jedi com o Mestre Yoda, mas ao chegar lá, encontra o velho mestre às portas da morte. Yoda diz que o treinamento de Luke já está encerrado e que ele já é um Jedi e confirma que Darth Vader é na verdade Anakin Skywalker e que ele e Obi-Wan Kenobi guardaram o segredo para protegê-lo. Yoda também afirma que ele tem um irmão gêmeo, e Luke imediatamente percebe que é Leia. Após a morte de Yoda, o espírito de Obi-Wan também confirma tudo e diz que é destino de Luke enfrentar seu pai novamente e destruir o Império.
Enquanto isso, a Aliança Rebelde descobre que o Império está construindo uma nova Estrela da Morte e que o Imperador Palpatine está no interior dela pessoalmente. A base é protegida por um campo de força gerado na lua de Endor e a os rebeldes decidem ir até lá para desligar o campo e destruir a nova base. Han Solo e Leia Morgana lideram a missão e quase são derrotados, mas encontram aliados nos nativos do planeta, uma raça de ursinhos inteligentes chamados Eworks. Luke se une aos seus colegas e conta a Leia toda a verdade sobre eles dois, Anakim e Vader. Han pensa que os dois tem um caso, mas Leia também conta a verdade a ele, esclarecendo tudo. Noutra batalha contra as forças imperiais, Luke é capturado e se deixa levar, sabendo que o entregarão pessoalmente às mãos de Darth Vader.
Na Estrela da Morte, Vader leva Luke à presença do Imperador Palpatine, que convida o jovem Skywalker a aceitar o Lado Negro da Força. Recusando-se a ceder, Luke se liberta e trava outra batalha com Vader, que tenta novamente convencê-lo. Melhor preparado dessa vez, Luke vence a batalha e também decepa a mão de Vader. Mas em seguida, é atacado por Palpatine que é um Sith tão poderoso que pode disparar raios pelas mãos. Na iminência de ver seu filho perdido morrer, Vader reage e termina matando o Imperador, ao lançá-lo diretamente no reator de energia que supre a gigantesca estação orbital. Entretanto, o violento confronto com Palpatine, que descarrega uma quantidade imensa de raios sobre seu corpo mecânico, põe Vader à porta da morte. Vader pede que Luke tire seu capacete e vemos o rosto de Anakin Skywalker pela primeira vez, envelhecido e completamente machucado. Ele pede perdão por seus pecados, se diz orgulhoso do filho e morre.
Ao mesmo tempo, a Aliança Rebelde trava violenta batalha contra as forças imperiais em duas frentes: uma em Endor, tentando destruir o campo de força (com Leia e Han) e outra no espaço contra as naves (com Lando). Han e Leia conseguem desligar o campo de força, enquanto, guiando a Millenium Falcon, Lando adentra a Estrela da Morte e atinge seu reator, causando um efeito cascata de explosão. Luke por pouco consegue escapar, levando o corpo de seu pai em um pequena nave e fazendo um ritual de cremação solitário em Endor.
Por toda a galáxia, povos comemoram a queda do Império, enquanto Luke vê os espíritos de Obi-Wan, Yoda e Anakin juntos.
Episódio I
A AMEAÇA FANTASMA, 1999
Dirigido e escrito por George Lucas.
Elenco: Lian Neeson (Qui-Gon Jinn), Ewan McGregor (Obi-Wan Kenobi), Natalie Portman (Padmé Amidala), Jake Lloyd (Anakin Skywalker), Ian McDiarmid (Senador Palpatine), Anthony Daniels (C-3PO), Kenny Baker (R2-D2), Pernilla August (Shmi Skywalker), Franz Oz (Yoda), Samuel L. Jackson (Mance Windu), Ahmed Best (Jar Jar Binks), Ray Park (Darth Maul), Terence Stamp (Chanceller Finis Vallorum), Keira Knightley (Sabé), Sirlas Carson (Nute Gunray).
Determinado a contar o início de toda a história, Lucas lança a Nova Trilogia 22 anos após o começo da outra. Dessa vez, os efeitos especiais estão mais avançados. Infelizmente, A Ameaça Fantasma é o mais fraco de todos os filmes da franquia se compromete a mostrar as origens de Anakin Skywalker.
Na trama, 20 anos antes do Episódio IV, uma guerra civil está prestes a eclodir em meio à República Galática, quando a Confederação de Comércio abre disputa aberta contra o poderoso planeta Naboo. O mestre Jedi Qui-Gon Jinn e seu padwan (aprendiz), o jovem Obi-Wan Kenobi, são enviados para interceder diplomaticamente na disputa, mas não conseguem impedir a violência da Confederação, que é influenciada por um misterioso Lorde Sith chamado Darth Sidious.
Resgatando a rainha Padmé Amidala, os Jedi têm sua nave avariada e se deslocam ao desértico planeta de Tatooine, onde encontram uma criança de nove anos de idade chamada Anakin Skywalker. Jinn percebe que o jovem carrega a Força extremamente forte dentro de si e fica compelido a levá-lo para treinamento na Ordem Jedi. Aproveitando que Anakin irá concorrer em uma famosa corrida de naves no deserto, Qui-Gon compra a liberdade do jovem, mas não consegue o mesmo pela mãe dele, Shmi.
Jinn, Kenobi, Amidala e Skywalker partem, então, rumo a Coruscant, a capital da República, onde o Conselho Jedi nega o treinamento, afirmando que Anakin é velho demais para iniciar o treinamento e traz uma sentimentos conflitantes dentro de si. Qui-Gon decide, assim, treinar o menino por conta própria. Ao mesmo tempo, Amidala vai ao Senado da Galáxia e busca aliança com o Senador Palpatine para resolver a crise em Naboo.
De volta a Naboo, Padmé recorre ao povo rival dos Gungan para aliar-se ao seu e combater o exército de androides da Confederação, eclodindo uma guerra. Anakin usa seus enormes conhecimentos em eletrônica para desativar os droides, enquanto Obi-Wan e Qui-Gon combatem Darth Maul, finalmente comprovando que os Sith não estão extintos como se pensava. Jinn é morto e pede a Kenobi que complete o treinamento de Anakin.
Unificado pela primeira vez, Naboo vence a batalha contra a Confederação ao mesmo tempo em que o aliado de Padmé, Palpatine, é conduzido ao cargo de Chanceler Supremo do Senado para resolver a crise com a Confederação.
A Ameaça Fantasma foi um sucesso enorme de bilheteria, mas frustrou os fãs e a crítica com sua história “cheia de fofura” em torno da criança Skywalker, do alívio cômico exagerado de Jar Jar Binks e de um desenvolvimento lento. Apesar disso, a subtrama política que dá base à história é interessantíssima, de modo que se Lucas tivesse cedido o texto para um escritor mais habilidoso e a direção a alguém mais ágil teria criado um grande clássico.
Episódio II
O ATAQUE DOS CLONES, 2002.
Dirigido por George Lucas. Escrito por George Lucas e Jonathan Hales.
Elenco: Ewan McGregor (Obi-Wan Kenobi), Natalie Portman (Padmé Amidala), Hayden Christensen (Anakin Skywalker), Ian McDiarmid (Senador Palpatine), Anthony Daniels (C-3PO), Kenny Baker (R2-D2), Pernilla August (Shmi Skywalker), Franz Oz (Yoda), Samuel L. Jackson (Mance Windu), Christopher Lee (Conde Dooku), Temuera Morrison (Jango Fett, Comandante Cody e os clones), Ahmed Best (Jar Jar Binks), Sirlas Carson (Nute Gunray), Jimmy Smits (Senador Bail Organa), Jack Thompson (Cliegg Lars), Joel Edgerton (Owen Lars), Bonnie Piesse (Beru Whitesun).
O Ataque dos Clones fez sucesso, mas devido à má recepção do anterior, é o filme da saga com a menor bilheteria até agora. Contudo, é um filme melhor do que o Episódio I, mais ágil e com uma trama mais interessante.
Passaram dez anos desde A Ameaça Fantasma e, agora, Anakin Skywalker é um jovem Jedi padwan treinado por Obi-Wan Kenobi, e a República enfrenta um movimento separatista liderado pelo ex-mestre Jedi Conde Dooku, aliado à Confederação de Comércio e, secretamente, ao Lorde Sith Darth Sidious.
Na capital da República, Coruscant, a agora Senadora Padmé Amidala chega para a votação da criação de um novo exército para a República, para auxiliar os Cavaleiros Jedi, mas sofre um atentado. Os Jedi designam Obi-Wan e Anakin para garantir sua segurança e no encalço do agressor, descobrem que um caçador de recompensas está envolvido. Obi-Wan parte rumo aos confins da galáxia para investigar o mandante do crime, ao mesmo tempo em que a Anakin é dada a missão de transportar Padmé em segurança até seu planeta Naboo. No percurso, os dois jovens se percebem apaixonados, mas se deixar seduzir pelas emoções é algo proibido aos Jedi.
Obi-Wan descobre que, secretamente, um exército de clones está sendo produzido, usando o caçador de recompensas Jango Fett como matriz genética. O Jedi sabe que Jango é um dos agressores do atentado e os dois saem em batalha, com Fett fugindo e ele saindo em seu encalço. A busca leva até o desértico planeta de Geonosis, onde Kenobi descobre a articulação entre a Confederação de Comércio e Dooku na produção de um novo exército de androides para lutar contra a República. O Jedi consegue avisar Anakin do que está acontecendo, mas é capturado.
Enquanto isso, após passar um tempo com Padmé, Anakin é atormentado por uma premonição de que sua mãe está sofrendo. O casal vai até Tatooine, onde o jovem Jedi conhece seu meio-irmão Owen Lars e o novo marido de sua mãe, Cliegg Lars. Eles explicam que Shmi Skywalker foi capturada por Caçadores do Povo da Areia e que já deve estar morta. Ainda assim, Anakin parte ao encalço de sua mãe, só para descobri-la às portas da morte. Tomado de fúria, Anakin simplesmente mata toda a tribo do Povo da Areia, incluindo mulheres e crianças.
Em Coruscant, o Senado aprova emergencialmente poderes amplos ao Chanceler Palpatine para declarar guerra à Confederação do Comércio e a Geonosis. Interceptando a mensagem de Obi-Wan, Anakin e Padmé também vão a Geonosis e também são capturados. Condenados à morte, são resgatados por uma armada do exército de clones liderada pelos Cavaleiros Jedi, como Yoda e Mance Windu. Na batalha, este último mata Jango Fett.
Kenobi e Skywalker vão atrás de Dookan e saem em uma grande batalha, na qual são derrotados e Anakin tem seu braço decepado pelo Sith. Mas Yoda chega para ajudá-lo (vemos o velho mestre em ação de luta pela primeira – e impressionante! – vez) e vence a batalha, embora Dooku consiga fugir. Enquanto os Cavaleiros Jedi veem a iminência da guerra civil – que serão as Guerras Clônicas – em segredo, Anakin e Padmé se casam em Naboo.
Episódio III
A VINGANÇA DOS SITH, 2005.
Dirigido e escrito por George Lucas.
Elenco: Ewan McGregor (Obi-Wan Kenobi), Natalie Portman (Padmé Amidala), Hayden Christensen (Anakin Skywalker), Ian McDiarmid (Senador Palpatine), Anthony Daniels (C-3PO), Kenny Baker (R2-D2), Franz Oz (Yoda), Samuel L. Jackson (Mance Windu), Christopher Lee (Conde Dooku), Matthew Wood (voz do General Grievous), Ahmed Best (Jar Jar Binks), Sirlas Carson (Nute Gunray), Jimmy Smits (Senador Bail Organa), Joel Edgerton (Owen Lars), Bonnie Piesse (Beru Whitesun), Temuera Morrison (Comandante Cody e clones), James Earl Jones (voz de Darth Vader).
Melhor dos filmes da Nova Trilogia,A Vingança dos Sith ainda mantém muitos dos erros desta parte da saga, mas pelo menos é um filme mais sombrio, embora a “queda” de Anakin seja rápida demais na história.
Na trama, estamos no fim das Guerras Clônicas, e os Jedi lutam contra os separatistas liderados pelo Conde Dooku e o cibernético General Grievous. Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker interceptam a nave dos dois vilões, que sequestraram o Chanceler Palpatine, e saem em batalha. Anakin mata Dooku incentivado por Palpatine, que age como um conselheiro do jovem Jedi.
De volta a Coruscant, Palpatine recomenda à Ordem dos Cavaleiros Jedi que Skywalker seja seu segurança particular, mas o Conselho Jedi nega a Anakin o título de Mestre por causa de seu temperamento. Tal ação faz o jovem perder a confiança nos Jedi.
De volta para casa, Anakin vive secretamente casado com a Senadora Padmé Amidala, e ela anuncia que está grávida. Inicialmente feliz, não custa muito para Anakin começar a ter premonições de que ela irá morrer no parto e isso começa a atormentá-lo. Buscando apoio em Palpatine, este revela para Anakin que é Lorde Sith conhecido como Darth Sidious, lhe fala do Lado Negro da Força e de como é possível até enganar a morte, o que lhe ajudaria com Padmé. No começo, Skywalker rejeita a proposta e chega a ameaçar Palpatine, mas quando Mance Windu chega para prender o chanceler e o jovem Jedi vê a possibilidade de sua única salvação ir embora, entra em desespero e protege Palpatine, matando Windu. Sidious encara isso como um ato de alta lealdade e confere Anakin como seu novo discípulo, rebatizando-o de Darth Vader.
Enquanto isso, Obi-Wan parte em uma arriscada missão para deter o General Grievous, parando no planeta Utapau, onde consegue a vitória nas Guerras Clônicas com a ajuda do exército dos clones e a raça de wookies.
Em Coruscant, Palpatine convence Anakin a eliminar a Ordem Jedi e, auxiliado por um batalhão de clones, Darth Vader simplesmente mata todos os Cavaleiros Jedi, inclusive, as crianças. Yoda e Obi-Wan chegam ao Templo Jedi e descobrem que Anakin os traiu e caiu ao Lado Negro. Kenobi vai até Padmé para alertá-la do que aconteceu e ela entra em desespero, pegando uma nave e indo para o planeta vulcânico de Mustafar, onde o jovem foi eliminar os últimos líderes dos Separatistas. Obi-Wan vai escondido na nave.
No Senado, o Chanceler Palpatine conta sua versão da história – de que os Jedi traíram a República a atentaram contra a sua vida, deixando-o terrivelmente deformado, e o Senado lhe dá plenos poderes, fazendo com que se torne Imperador. Em seguida, Darth Sidious é confrontado por Yoda, mas o Jedi é derrotado e precisa fugir.
Em Mustafar, Anakin é confrontado por Padmé, mas ao perceber que Obi-Wan estava na nave, o jovem acha que ela o traiu e usa seus poderes para estrangulá-la. Kenobi impede o ex-aprendiz de matar a própria esposa, e os dois saem em uma batalha furiosa. Obi-Wan é o vencedor, deixando Anakin mutilado e todo queimado de lava vulcânica para trás. Mas Palpatine ainda consegue salvar seu novo aprendiz e por meio de uma série de implantes cibernéticos, termina a transformação do jovem Skywalker em Darth Vader.
Escondidos, Obi-Wan e Yoda conseguem manter Padmé viva até o momento do parto, onde nasce um casal de gêmeos. A pequena Leia é entregue ao Senador Bail Organa, que a leva para o planeta Alderaan, enquanto o pequeno Luke é levado por Kenobi de volta para Tatooine e entregue ao jovem casal Owen Lars e Beru.
A resposta a A Vingança dos Sith foi muito melhor do que aos dois anteriores e o filme foi um grande sucesso, embora o gosto amargo dos Episódios I e II também tenha pesado sobre si.
***
Ainda assim, a boa repercussão do Episódio III rendeu dois bons frutos que serviram para manter viva a saga Star Wars e conquistar as novas gerações: as animações Clone Wars e Rebels.
- Star Wars – Clone Wars: esta animação ganhou até um longametragem para o cinema, em 2008, e mostra em detalhes as Guerras Clônicas das quais vemos o início no Episódio II e o fim no Episódio III. Focada em Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi, o programa é de boa qualidade, foi realizado em 3D e exibido no canal Cartoon Network, ao longo de 06 temporadas e 121 capítulos, entre 2008 e 2014.
- Star Wars – Rebels: nova animação foca nos eventos que levam ao surgimento da Aliança Rebelde, preenchendo o longo espaço entre os Episódios III e IV. Iniciou sua exibição agora, no ano de 2015.
O que vem por aí?
- Terceira Trilogia:Começando com O Despertar da Força,que estreia logo mais, a saga de Star Wars terá uma nova linha principal nessa trilogia, com os episódios VII, VIII e IX (passados 30 anos após a Trilogia Clássica) embora os filmes não levem os números oficialmente em seus títulos, pelo menos até agora. A nova história parte dos velhos personagens da Trilogia Clássica (Luke Skywalker, Han Solo e Leia Organa), mas apresentará uma nova geração: Rey, Finn e o vilão Kylo Ren.
- Star Wars – Anthology: Além da Terceira Trilogia, a saga ganhará novos filmes paralelos à trama principal. Pelo menos dois deles estão ativamente em produção: Rogue One mostrará a ação da Aliança Rebelde, que contrata uma equipe de caçadores de recompensas para roubar os planos da primeira Estrela da Morte, ato que desencadeou o Episódio IV; e um filme que mostrará a juventude e origens de Han Solo, que provavelmente, também terá o envolvimento de personagens como Boba Fett e Lando Calrissian.
- Outros filmes podem vir por aí, e rumores falam de uma trilogia sobre as aventuras de Obi-Wan Kenobi entre os Episódios III e IV; outro focado em Yoda; e até um centrado nas acensão de Darth Vader como o principal braço forte do Império. Veremos.
Star Wars – Episódio VII: The Force Awakens é dirigido por J.J. Abrams (de Missão Impossível III, Super 8 e Star Trek), tem história de Michael Arndt (de Pequena Miss Sunshine) e roteiro de J.J. Abrams e Lawrence Kasdan, estreando em 18 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário